Portal ECM GED - sobre

O portal ECM GED teve como origem projeto informativo criado em 2007 pelo núcleo Gestão Empresarial do Centro de Referência Brasil, tendo como orientadora primária unidade de negócios do grupo Votorantim ( VNN – Votorantim Novos Negócios ).

O objetivo inicial deste projeto era auxiliar as organizações ( privadas e públicas ) a adaptarem seus processos de emissão, recepção, armazenamento e recuperação de documentos fiscais, em virtude da criação da nota fiscal eletrônica. Esse trabalho foi supervisionado por membros designados para os comitês de articulação entre a Fenainfo e Receita Federal / ENCAT, com a expectativa de concluir suas atividades em oito meses.

Porém, durante a realização deste trabalho, constatou-se que as dificuldades das empresas em temas relacionados à gestão de documentos e processos extrapolavam as necessidades da área fiscal.

Em função disto, em 2008, o Centro de Referência Brasil aprovou a criação do projeto informativo GED / ECM / BPM / Workflow.

As ações do projeto GED / ECM / BPM / Workflow não são restritas a setores específicos das organizações. E, diferente do estipulado no projeto original, não existe tempo definido para conclusão de suas atividades.

As primeiras atividades do projeto consistiam em divulgar os benefícios das soluções ECM GED por intermédio de palestras e ações em veículos de comunicação (TV, rádios, revistas etc.). Porém, em 2011, o portal GED (atualmente designado portal ECM GED) conquistou grande visibilidade também na internet, quando atingiu as primeiras posições no mecanismo de buscas Google (líder em buscas no Brasil) para as expressões "GED", "ECM", "gestão eletrônica de documentos", "gerenciamento eletrônico de documentos", "enterprise content management" e derivados (posições que se mantêm até os dias atuais).

A partir de então o portal ECM GED se tornou importante referência na web para organizações que buscam soluções ECM GED, tanto no setor privado quanto público.

Mudança de nome

A mudança do nome “portal GED” para “portal ECM GED” ocorreu em julho de 2017, com o objetivo de se alinhar às instituições de ensino da área, que vêm utilizando cada vez mais o termo ECM (mesmo após a “extinção” deste pela AIIM em 2016).

No entanto, em função do objetivo deste portal ser a disseminação da cultura ECM GED entre organizações (públicas e privadas) de diferentes setores, os principais termos utilizados aqui continuam sendo “GED”, “Gestão Eletrônica de Documentos” e “Gerenciamento Eletrônico de Documentos”. Isto porque, excluindo-se os profissionais da área, os referidos termos continuam sendo preferenciais nas empresas, de todos os portes.

E esta tendência parece não se alterar, conforme demonstram os volumes de pesquisas nos principais mecanismos de buscas brasileiros.

O Google Brasil apresenta, por exemplo, volume de buscas por GED quatro vezes superior ao que ocorre com ECM (dados relativos ao quarto trimestre de 2018). No caso de busca pela expressão em si, o termo “gestão eletrônica de documentos” é sete vezes mais procurado do que “enterprise content management”. E quando se soma “gestão eletrônica de documentos” a “gerenciamento eletrônico de documentos”, o número é 16 vezes superior às buscas por “enterprise content management”.

As demais expressões comumente empregadas no setor têm buscas (estatisticamente) inexistentes:

- "gerenciamento de conteúdo corporativo", "gestão de conteúdo corporativo" ( traduções aplicadas a "enterprise content management" )
- "Intelligent Information Management" - "IIM" - "Gestão Inteligente da Informação" ( AIIM / 2016 )
- "Content Services" - "CS" - "Serviços de Conteúdo" ( Gartner Group / 2016 )
- "Gestão de Informações"
- "Gestão da Informação"

Portal ECM GED em números

Total de visitantes únicos 394.088
visitantes únicos - por país
País Quantidade Percentual
Brasil 376.834 95,53
Angola 3.225 0,82
Portugal 2.646 0,67
Moçambique 421 0,11

Dados consolidados até 31/12/2018 - publicação: 2019 - próxima atualização: janeiro de 2020

Principais expressões posicionadas nas primeiras colocações do Google Brasil (normalmente entre a 1ª e 3ª posições).

- GED
- ECM
- gestão eletrônica de documentos
- gerenciamento eletrônico de documentos
- enterprise content management
- Derivados destas expressões

Nota: caso você não visualize o portal ECM GED nas primeiras posições (buscas orgânicas, não pagas), limpe o cache de seu navegador (histórico de pesquisas) e faça nova busca. Este procedimento é necessário porque os mecanismos de buscas apresentam resultados de acordo com websites que você visitou anteriormente.

Sobre o Grupo Votorantim

O Grupo Votorantim é 100% brasileiro, com atuação em mais de 20 países. O grupo concentra operações em setores de base da economia que demandam capital intensivo e alta escala de produção. Além disto, atua em setores relacionados à inovação tecnológica por intermédio da VNN (Votorantim Novos Negócios).

Portal ECM GED distribuindo conhecimento - Algumas empresas beneficiadas