ECM x GED - Existe diferença?

Qual a diferença entre ECM e GED? Esta é uma pergunta constantemente formulada na seção “Pergunte aqui” deste portal.

E a resposta é muito simples: absolutamente nenhuma.

Primeiro é preciso entender que ECM e GED não são siglas estabelecidas por entidades oficiais para designar algum tipo de produto ou serviço. Ambas as siglas, assim como tantas outras no mercado de TI, foram criadas e são difundidas principalmente pelas empresas que desenvolvem soluções nesta área (individualmente ou em associações). E cada uma se apresenta como quer, pois não existem regras que, na prática, diferenciem GED de ECM.

Teorias existem diversas:

- ECM é a evolução do GED.
- GED é direcionado apenas à gestão de documentos, enquanto ECM engloba ferramentas de workflow / BPM / RM.
- ECM é o GED que se utiliza das potencialidades da Web.
- GED é voltado à gestão de documentos de departamentos, enquanto ECM trata a empresa como um todo.

Estas teorias estão erradas? Se vistas sob a ótica das empresas que se apresentam como fornecedoras de soluções ECM, não. Mas se olhadas sob a ótica de fornecedores GED, sim. Isto porque o setor que desenvolve produtos e serviços denominados GED utiliza-se dos mesmos conceitos e ferramentas que as empresas que se apresentam como fornecedoras de soluções ECM.

Um exemplo que demonstra o quanto esta “discussão” é imprecisa e infrutífera vem da internet. No início, as empresas desenvolviam “páginas”. Depois passaram a utilizar o termo “website” ou “site”. E, na sequência, foi criado o “portal”, como sendo um “site” mais abrangente e completo. O fato é que, como não há regras, atualmente existem muitos “portais” totalmente inexpressivos e outros tantos “sites” absolutamente completos.

Resumindo: se você procura uma solução para gerenciar as informações não estruturadas de sua empresa, preocupe-se com a “qualidade” do fornecedor que irá escolher, independente da forma pela qual ele se apresente.

Nota: a sigla ECM (Enterprise Content Management) foi criada em 2000 pela AIIM (Association for Information and Image Management), organização sediada nos Estados Unidos.

Ao longo dos anos, o termo ECM foi reinterpretado em diversos momentos, sendo atualmente definido como:

••>> ECM é um conjunto de estratégias, métodos e ferramentas para capturar, armazenar, gerir, preservar e disponibilizar conteúdo corporativo.

Portal GED distribuindo conhecimento - Algumas empresas beneficiadas

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Design downloaded from free website templates.